AMOR PRÓPRIO - você já se amou hoje?


 

Alguns dias atrás fui diagnosticada com COVID-19 e Infecção Bacteriana nas Amígdalas. Nesse tempo minha família ficou fora de casa, pois todos são do grupo de risco. Durante a recuperação houve alguns dias em que me senti muito triste e sozinha. Então completamente afundada e identificada com meus sentimentos briguei com meu pai e meu namorado. Os magoei bastante, porque achei que eles tinham que me dar mais atenção e demonstrar, da forma que eu queria, o amor que eles sentem por mim.

Depois da briga, quando me encontrava sozinha no meu quarto e mais triste do que antes, percebi que na verdade quem me abandonou primeiro foi eu mesma, fui eu que parei de cuidar da minha alimentação, do meu corpo, da minha saúde, da minha energia, do meu tempo, da minha mente...

Quem deveria suprir aquela tristeza e solidão que eu sentia? Se eu me colocasse em primeiro lugar, se eu me amasse, me cuidasse, haveria necessidade de gritar aos outros que me vejam e parem suas vidas para atender minhas necessidades? Para quem era esse grito, se não, para mim mesma?

Compartilho essa história para que possamos falar sobre o amor próprio, que está muito ligado ao autoconhecimento, pois não é possível amar aquilo que não conhecemos. Muito se fala sobre o amor próprio e consequentemente nos perguntamos: “Ok, entendi que tem que se amar, mas qual é o passo a passo para fazer isso”?

Bom, infelizmente não existe passo a passo, mas é possível refletirmos um pouco a respeito. Primeiramente, vou pedir para você dá uma pausa no texto para refletir sobre: “O que é amar? Quais sãos as atitudes de alguém que ama genuinamente?”. Pensou? Agora responda: “Você pratica isso com você mesmo(a)?”

Imagino que quando você ama uma pessoa você a respeita, aceita e gosta até dos defeitos dela. Se você combinar alguma coisa com a pessoa amada você jamais pensaria em furar com ela. Você reconhece e admira as habilidades dela. E, eu tenho certeza, que você é capaz de passar horas ao lado dessa pessoa conversando e observando as manias e singularidades dela.

Então, por que você não faz isso com você mesmo(a) que é a pessoa mais importante da sua vida? Por que você se compara a pessoas que você nem conhece? Por que você não se prioriza? Por que você diz que vai fazer algo por si mesmo(a) como: ir na academia, fazer dieta, praticar meditação e fura com você mesmo(a)? Por que você não tira um tempo dentro da sua rotina para fazer algo que você gosta?

Hoje percebo que minha tristeza e solidão momentânea, foi um pedido de socorro para mim mesma, sou eu que tenho que me honrar e me cuidar, me amar, me priorizar, me ouvir, me ensinar, me mimar, me corrigir, sou eu! É você, somos nós, por nós mesmos.

Agora, te convido a escrever em um papel, ou em um lugar de fácil acesso, duas práticas de amor próprio para você praticar durante uma semana. Observa como você está se sentindo agora e como estará se sentindo após os 7 dias da prática e compartilhe com a gente a sua experiência nos comentários, vamos amar conhecer um pouco mais sobre você.

ABRAÇOS!

Comentários

As mais vistas